SISTEMA DE PROGRAMAS ALVIN - ALarmes Via INternet

O sistema de programas ALVIN foi desenvolvido pela MCDI do Brasil para retransmitir pela Internet os eventos (códigos de alarme) que um receptor de códigos de alarmes tradicional envia para um computador de monitoramento de alarmes.

O fluxograma a seguir mostra como os dados dos eventos ocorridos são enviados por uma CENTRAL DE ALARMES até o COMPUTADOR DE MONITORAMENTO DE ALARMES via INTERNET usando-se dois computadores - um com o Alvin Cliente, outro com o Alvin Servidor.


As centrais de alarme tradicionais enviam os dados sobre os eventos ocorridos por meio de linhas telefônicas discadas.


Sem o ALVIN

Os receptores de códigos de alarme MCDI tradicionais, como os TLR, TLR PLUS, EXPRECIUM, DECRYPTA ou EXTRIUM, por exemplo, podem receber os dados enviados pelas centrais de alarme, estando ambos ligados a uma linha telefônica discada. Esses receptores usualmente possuem uma porta serial COM e comunicam-se diretamente com o computador de monitoramento de alarmes por meio de uma porta serial COMx do computador, por meio de um cabo serial.

O computador de monitoramento de alarmes utiliza um programa de Monitoramento de Alarmes como o SAMM, WinSAMM ou SECURITHOR da MCDI, ou outro, que recebe os dados e os mostra ao operador de monitoramento de alarmes, informando que tipo de ocorrência é essa, qual o local protegido, quais as providências a tomar e outras informações úteis que estão nos bancos de dados do programa de monitoramento.

Nesse caso, o receptor de códigos de alarmes deve estar ao lado do computador de monitoramento, uma vez que um cabo de comunicação serial só pode ter alguns metros de comprimento.

A Central de Alarmes, por sua vez, deve estar próxima ao receptor - pelo menos na mesma cidade -, ou será necessário utilizar-se uma ligação DDD (interurbana) entre ela e o receptor.

Com o ALVIN

O ALVIN permite que os eventos transmitidos pela Central de Alarmes sejam retransmitidos pela Internet usando-se um computador auxiliar ao lado do receptor de códigos de alarmes e outro computador auxiliar próximo ao computador de monitoramento.

O computador próximo ao receptor utiliza o programa ALVIN CLIENTE, recebe os dados enviados pelo receptor por uma porta serial COM e os envia pela Internet a um programa ALVIN SERVIDOR que esteja sendo executado em outro computador ligado à Internet.

O Computador com o ALVIN SERVIDOR deve estar próximo ao computador de monitoramento.

O Alvin Servidor recebe os dados enviados pelo Alvin Cliente pela Internet e os retransmite por uma porta serial COM ao computador de monitoramento de alarmes ao qual está conectado por meio de um cabo serial.

Vê-se esse fluxo de dados na figura ALVIN - ALARME VIA INTERNET - FLUXO DE DADOS, acima.

Com o ALVIN, portanto, o RECEPTOR e o COMPUTADOR DE MONITORAMENTO podem estar longe um do outro - em cidades diferentes ou até em países diferentes -, desde que consiga-se uma conexão rápida de internet entre eles.


O ALVIN

O ALVIN foi desenvolvido em Java, sendo, portanto, executável em computadores nos quais seja possível instalar-se a “máquina virtual Java” de versão 6 ou mais recente.

O Alvin pode, portanto, ser executado em computadores com o Windows ou com o Linux, por exemplo.

A comunicação entre o programa de monitoramento de alarmes e o receptor de códigos de alarmes ocorre da mesma forma que ocorreria se ambos estivessem conectados diretamente, um com o outro, por meio de um cabo serial. A comunicação é feita em tempo real.

Os computadores que executam o Alvin Cliente ou o Alvin Servidor devem ser DEDICADOS, ou seja, não devem ser utilizados para outras funções. Os programas Alvin Cliente e Alvin Servidor utilizam várias rotinas de programa que são executadas ao mesmo tempo (chamadas 'threads') e que utilizam o máximo tempo possível da CPU do computador cada uma. O Alvin “carrega” ao máximo a CPU do computador, portanto, para processar as informações em tempo real, na máxima velocidade possível.


Instalação do Alvin

Obtenha o pacote de instalação do ALVIN clicando no item [Download] no final dessa página. As instruções de instalação estão no texto obtenível clicando-se no item [Instruções de Instalação] e o manual detalhado está no texto PDF obtenível clicando-se no item [Manual], ambos também no final dessa página.

Instale o Alvin no diretório C:\Alvin, que deve ser criado “na mão” antes de copiar-se para ele o pacote de dados compactados a ser obtido por “download”.


Computadores com sistemas operacionais de 32 bits e de 64 bits

Os programas ALVIN são instalados em duas versões, que ficam em diretórios diferentes. Os programas instalados no diretório C:\Alvin\32bits são para uso em computadores com um sistema operacional de 32 bits instalado; os programas do diretório C:\Alvin\64bits são para uso em computadores com um sistema operacional de 64 bits.

Pode-se apagar o diretório com os programas que não serão utilizados.

O Alvin não “instala” nada fora do diretório onde o pacote de dados compactados é executado.


[Download] [Instruções_de_instalação] [Manual] [Mais_de_um_receptor] [Voltar]